quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Problema nº 1



TORNEIO SALETE SARAIVA

Este ano, o torneio será composto apenas com problemas da autoria de SALETE SARAIVA.
É uma singela homenagem a uma charadista, natural de Fortaleza, Brasil,  que desde os anos 50 tem ajudado a engrandecer a arte charadística e que desde que comecei nestas lides, sempre me habituei a admirar não só as suas belas produções, assim como a sua presença na decifração das mais variadas secções de Portugal e Brasil.
Só tive contacto com esta senhora, desde que fundei este blogue e desde aí que a admiro ainda mais, pela sua simpatia e facilidade de trato e também a honra que me dá pela sua amizade.
Na singeleza desta secção, ficam os meus agradecimentos, a esta insigne charadista, por tudo o que tem feito pela arte charadística.
Bem haja!
Arjacasa
-------------------------------------------------------
Palavras Cruzadas
Torneio Salete Saraiva
Problema nº 1
Produção de Salete Saraiva
100 PONTOS

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1











2











3











4











5











6











7











8











9











10











11











HORIZONTAIS:
1 – Composto binário em que figura oxigénio; Entopem. 2 – Cunhado; Sene. 3 – Fúria; Espécie de sapo da regiões amazónicas; Rapar (o sal) na salina e juntá-lo com o rodo. 4 – Em micetologia, o mesmo que bissexuado. 5 – Árvore do arquipélago da Malásia, de cuja resina se extrai um veneno; Jornada; Hoje. 6 – “Causa”; Nota musical. 7 - Uma das divisões administrativas, na índia. 8 – Chifre de cabrito. 9 - Nociva; Abala; Enlace. 10 – Antepassado; Sufixo verbal, de origem latina, que ocorre sobretudo em verbos de sentido frequentativo…; Derivar. 11 – Divisa; Planta faseolácea do Brasil, cujo suco serve de verniz.
VERTICAIS:
1 – Não mencionado; Ofensa. 2 – Pessoa ou coisa maçadora; Ardil. 3 - Congénito; A parte mais larga dos membros dianteiros das reses; “Ombro”. 4 – Compaixão; Arre! 5 - “Abelha”; Astúcia. 6 – Dissiparas. 7 – Joeira; Aplicar. 8 – Carta de jogar. Ligava. 9 – Ramificação; “Ástato”; Ponderei. 10 – Endros; Variedade de ágata… 11 – Cheiro característico do mar…; “Boca”.